segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CARTA ABERTA ÀS MÃES - ENSAIO


DA SÉRIE: ENSAIOS QUE NOS LEVAM A PENSAR
Subsérie: O risco por que passa a família brasileira


CARTA ABERTA ÀS MÃES CONQUISTENSES E ÀS MÃES BRASILEIRAS


1* Distintas e dulcíssimas mães de família.  
Com referência a uma legítima queixa de uma mãe aflita, sobre o lado danoso da porcaria do BBB: BIG BROTHER BRASIL. Que me chegou pela internet. A queixa veio junto com um revoltado arrazoado sobre o BBB, do famoso escritor Luis Fernando Veríssimo. Quem quiser ler o arrazoado do Veríssimo ele está no fim deste ensaio.

2* Com o meu cérebro do tamanho de uma partícula do espaço de Calabi-Yau, constato estarrecido que estamos plantando e irrigando o fim da sociedade brasileira, com os ensinamentos que alguns programas de TV estão proporcionando a nossa juventude. Aqui peço a ajuda das mães brasileiras para que não deixem que isso aconteça.

3* Realmente é de estarrecer, ver tanta nulidade ser tratada como "coisa nobre", como se merecesse um milésimo da atenção que lhe é dispensada.
Ora! Toda causa tem seu efeito e por oposição todo efeito tem sua causa. È o que chamamos de lei do plantio e da colheita, também chamada de lei de causa e efeito, lei muito citada nos conceitos existenciais espíritas. O grande problema é que, o país como um todo, está moralmente caindo pelas tabelas. O BBB só faz sucesso por que é a cara da sociedade. No atual modelo político brasileiro apoiado pelo modelo social, prevalece o incorreto...
Portanto, se a sociedade brasileira não aceitasse tal tipo de empulhação a porcaria da Rede Globo não se arriscaria a continuar com a porcaria do BBB. Já estão no 18º BBB, e pelo que vemos, vai para o 100º (centésimo) sem diminuir de audiência.

4* Mas, como disse e penso, a pouca vergonha, a falta de orientação dos jovens, a prostituição pura e simples dos costumes, a falta de orientação e principalmente, o descaso dos pais para com os seus filhos, o endeusamento da sexualidade, o descaso dos seguidos governos, quanto aos costumes, levará o Brasil inevitavelmente para a condição de: "O GRANDE LUPANAR DO PLANETA". E observe bem, minha doce amiga mãe de “família”, que o turismo da prostituição é o tipo de turismo que mais cresce, (de forma exponencial, mas, disfarçada), no Brasil. O homem mais lúcido que existe em Vitória da Conquista, e quiçá! No Brasil. O Dr. José Mário Ferraz, assim como eu, também nasceu em Itambé, ele com a maior lucidez do planeta chama acertadamente a imprensa nacional, falada, escrita e televisiva de (A PROSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA).

5* Em todos os seres vivos, inescapavelmente, o sexo entre machos e fêmeas sempre existiu! Com exceção dos hermafroditas. Tendo o sexo como principal função a reprodução para que se perpetue a espécie. O prazer resultante do ato sexual nos animais chamados de superiores é somente um estímulo criado pela natureza para (como disse), a perpetuação das espécies, (principalmente a espécie humana). Eu particularmente não vejo razão para se classificar o homem de (animal superior), qualquer pessoa com um mínimo de bom senso entende isso, pois, um animal que conseguiu desenvolver meios efetivos para destruir toda sua espécie, e de uma só vez! Não deve ser considerado como um animal superior. Mas sim, como o mais inferior de todos os animais.

6* Durante toda a história do homem, quando o uso da função sexual é desconsiderado como sendo um ato natural de reprodução, e nesses casos, observamos na história, que a sociedade humana, devido e esta “desconsideração”, ela sempre sofre grandes reveses, em virtude da ruptura da unidade gregária que denominamos de “família”, base formadora desta mesma sociedade. Ora! Sendo a “família” a célula formadora da sociedade, ao se destruir a “família”, destrói-se a sociedade que por sua vez é constituída de famílias. Observa-se isso ao longo de toda história humana. Grandes impérios desapareceram, quando o sexo e a orgia tomaram conta dos costumes, quando se destrói a família, os cidadãos e principalmente, os guerreiros perdendo o amor pela família conspurcada pelo sexo desenfreado, então, eles não veem mais sentido lutar pela “Pátria”. O Estado empobrece, os exércitos enfraquecem, e os povos dominados e expulsos na ampliação do imenso Império, retornam a suas terras, o que resulta na diminuição das fronteiras do Império continuamente, dentro de poucas décadas o resultado final, a riqueza do estado diminui, o empobrecimento do povo aumenta, chegando ao fim o “Grande Império”. Os Império gregos, romanos, e muitos outros desapareceram por sofrerem dessa doença! Que eu nomino de (sexite aguda).

7* Então! Vamos a uma pequena exegese da história da humanidade: A formação da família foi um dos pilares que permitiu o crescimento e a continuidade da espécie humana no planeta. Sendo a mulher a única responsável pela formação da “família”. Veja o ensaio sobre a formação da família, o título é, A PRIMEIRA FAMÍLIA, nesse mesmo Blog.

8* Este singelo ensaio A PRIMEIRA FAMÍLIA, em forma de um estudo-ficção paleoantropológico, ele tenta apor ordem e lógica no longo caminhar do homem no planeta, onde a mulher “como sempre”, teve e tem papel preponderante no desenvolvimento da nascente sociedade humana. Alguns idiotas supõem e pregam que nossa sociedade está no cume da evolução tecnológica e espiritual, coitados, não estamos nem no início! Estamos treinando para iniciar! Noutro ensaio demonstro de forma lógica o importante papel que a mulher teve no início, e na conservação da civilização, inventando: a família, a fala elaborada e a lavoura, foram estas invenções que nos proporcionaram, como principais consequências: o sedentarismo, a domesticação dos animais, a invenção das cidades, com seus governos organizados, e a consequente sobra de tempo, esta sobra de tempo chamada de (ócio) foi o que nos levou à invenção da escrita. Um dos principais fatores para a existência de grandes grupos humanos em grandes cidades foram os códigos ouleis escritas, que permitiram a existência de grandes agrupamentos humanos “ou cidades”. Os primeiros códigos escritos foi o do Rei Bilalama, depois o código do Rei Lipit-Ishtar, e o famoso código do Rei Hamurabi, todos na Mesopotâmia. O ato da mulher inventar a lavoura, foi o que permitiu a existência dos grandes aglomerados humanos, que para viverem em harmonia, ou mesmo, com certa ordem! Inventaram os códigos ou leis! Portanto, a mulher sempre teve e terá papel importante e preponderante nos destinos da humanidade.

9* Agora, eu espero que as mulheres tornem a ocupar o seu lugar nos destinos da humanidade, (pelo menos na nossa alquebrada sociedade brasileira), dando um basta nestes “bagulhos” de programas televisivos, tão danosos aos costumes dos nossos filhos e filhas, netos e netas! Mães, e jovens mães; a “coisa” é bastante simples: A mulher brasileira possui um poder inimaginável perante as, emissoras de televisão.
Estas emissoras são uns lixos, umas porcarias, umas sentinas, uns lupanares, o kojak se transformou no devasso senado romano. Será que os seus proprietários não se sentem constrangidos, Convivi com um deles em Itacaré, parecia-me um senhor decente, Como é que eles estão nos proporcionando tão deletérios espetáculos? Um homem de bem como o Roberto Marinho, o pai do (José Roberto, do Paulo e do João Marinho), deve tremer no túmulo com o comportamento atual dos seus filhos. Pois, só pensam em dinheiro e nada mais, em que tipo de sociedade os descendentes dos Marinhos, filhos, netos e bisnetos viverão? Como sempre os “anticidadãos” enriquecem destruindo o seu país, depois de transformar o país num imenso lixão! Se mudam com os descendentes para outros países, já todos ricos, e vão viver como nobres, talvez não como nobres, pois quem nasce tatu, morre cavando. Mas, pelo menos vão viver como diz o José Mário Ferraz, vão viver praticando o “babaovismo” nos nobres europeus, e nos nobres do oriente!

             É bom que se esclareça:
10* Nada tenho contra o enriquecimento, nem nada contra a família Marinho, eles são aqui citados por serem os donos da emissora que produz uma miséria, um lixo de um programa da qualidade de um BBB. A expressão: “da qualidade” está mal colocada, devia ter utilizado “sem qualidade”. Eles são, portanto, os únicos que podem acabar com este lixo de programa. Vivemos num sistema capitalista, portanto não é proibido enriquecer! Nem nunca será! Mas se já enriqueceram tanto! Porque enfiam “goela-abaixo” nos brasileiros uma porcaria como um BBB?
Eis como prova da riqueza dos Marinhos, o que afirma uma notícia da mídia!

REDE BRASIL ATUAL.

11* São Paulo – Apenas os três irmãos Marinho, herdeiros do grupo Globo, e mais cinco homens possuem juntos a mesma riqueza que mais de 100 milhões de brasileiros, que representam mais da metade da população do país. A fortuna acumulada pelos oito brasileiros mais ricos em 2016 é estimada em R$ 285,8 bilhões, segundo a revista Forbes. A conclusão foi divulgada ontem (16), no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, pela ONG Oxfam, no estudo Uma economia humana para os 99%. ---
João Roberto está empatado com seus irmãos José Roberto e Roberto Irineu Marinho, cada um dono de um patrimônio avaliado em R$ 13,92 bilhões. Isto em 2016.


Este link acima pode ser acessado com um simples CTRL C e um CTRL V no Google, ou noutro buscador qualquer.
E assim, todos podem ver que não é um Fake. Isto, quando o ensaio é impresso, se postado num Blog, um simples clique é suficiente.

12* Na minha singela análise, somente um “poder” pode mudar o comportamento visceralmente ruinoso das emissoras de TV, com suas novelas podres e seus imundos BBBs, Este “poder” é:
O poder das mulheres.
Ele é arrasador e de efeito imediato, tenta-o, para ver! Ainda há tempo... Bastando para isso fazer um BOICOTE nas audiências das novelas e de outras porcarias produzidas pela REDE GLOBO, principalmente, os seus BBBs. E também outros produtos deletérios produzidos por outras emissoras de TV. Então! Estas novelas podres com costumes podres e espetáculos do tipo BBB, nunca mais. Pois, todas as outras emissoras aprenderão! Não seria falta de criatividade e ganância o costume de se apresentar tais velhacarias, tudo em troca de alguns milhões de reais. Estas Novelas e BBBS são produções de baixíssimos custos, pois são feitas em ambientes fechados, as locações são baratíssimas se comparadas com os filmes de longas metragens feitos ao ar livre nos outros países. Não podemos visar somente a GLOBO, mas sim, todos as emissoras brasileiras, BAND, RECORD, SBT todas mesmo. Todas as que produzem porcarias para serem vistas pelos nossos filhos e netos! As outras podem deixar em paz!
Dirão! Quem controla os filhos, são os pais! Nada disso, no mundo moderno os pais trabalham, não podem passar todo tempo a controlar o que os filhos menores veem na TV, hoje em dia uma criança de cinco anos opera um controle remoto melhor que um adulto.

13* Parodiando Monteiro Lobato, ou Auguste de Saint-Hilaire, não importa!
Ou a família brasileira acaba com os maus programas de TV, ou os maus programas de TV acabam com a família brasileira.

14* Vou repetir a história dos Impérios para que não esqueçamos! Nem eu, nem vocês. Aqui não tocarei no assunto Grécia antiga, desde a Hélade, como também não me refiro ao período micênico nem ao minoico mais antigo.
Lembrem-se! A história das civilizações registra a queda e a ruína de muitos “Impérios”. Que eles que não se esqueçam! (Um “impériozinho” como o dos Marinho, acaba num simples “debacle” econômico). Alguns Impérios, realmente não sabemos como desapareceram, como por exemplo: o “Império” Sumério na mesopotâmia, o “Império” Inca nos altiplanos andinos, e o “Império” Maia na América Central, mas, o “Império” Romano não! Este “Império” nós temos a certeza de como ele desapareceu! Foi o desregramento dos costumes, a orgia, os bacanais, resumindo tudo na vulgarização e na banalização do sexo. A sociedade romana perdeu a dignidade e o respeito por si própria e chafurdou na lama. Então o famoso “Senado Romano” enfraqueceu e o “Estado” empobreceu, não podendo mais manter seu exército com suas “Centúrias e suas Falanges”. Então os povos invadidos, invadiram paulatinamente o “Império dos Césares” e acabou-se mesmo! “C’est fini”. Quem nunca ouviu falar nos famosos bacanais do Senado Romano?  Se fizerem uma busca, não encontrarão! Talvez devido a diplomacia internacional. Um povo não publica os podres dos outros povos.

15* Fizeram uma plantação de “chês” no Brasil. Espero que não vingue! Não gosto do comportamento dos “chês” da vida, para mim são somente uns Pol Pots em miniatura, muito menos do comportamento dos comunistas, pois, não gosto de burrice. Vejam o resultado da revolução bolchevique de 1917, acabou em 26 de dezembro de 1991 com o decreto 142H, do Soviet Supremo! Naquele dia sem se dar um único tiro, nem fora nem dentro da Rússia!  Acabaram com regime socialista e com o comunismo, a briga hoje é por supremacia econômica.  O que restou da antiga URSS comunista! Só uns recalcitrantes no poder! Hoje ela é democrática, três eleições seguidas de Putin é prova disso. Veja o regime comunista da China, aguentou muito menos, sua revolução foi em 1949, logo depois da morte do “timoneiro” Mao Tse Tung, começaram a adotar o capitalismo e consequentemente a economia de mercado! Hoje em dia é completamente capitalista! A briga com os EEUU é puramente econômica, e não é ideológica! Não digo que não vão entrar em guerra, os homens sempre entrarão em guerra, por qualquer motivo, veja que a China também adotou o capitalismo, e irá adotando paulatinamente a democracia. Porque o comunismo não dá certo? Porque? Ora! Por que o regime comunista mata o povo de fome! E também por que tira o direito de propriedade do homem, que é inerentemente territorialistas, portanto proprietário inato. Vejam o resultado do regime em Cuba! É uma lástima para seu povo fujão! Os cubanos não se cansam de fugir para a Flórida. Compare a vida do povo da Koreia do Sul e do Norte! Compare a vida do povo venezuelano antes e depois do comunismo! Que eles eufemisticamente chamam de bolivarianismo! Eita políticos burros! A França está tendo problemas com o regime socialista! A Itália também! A Grécia foi para as “cucuias” com o Syriza, Coligação da Esquerda Radical! (Synaspismós Rizospastikis Aristerás). A Grécia vive atualmente de esmolas da “UE” União Europeia! Na hora que esta esmola for interrompida, a fome rondará o Partenon. Um dos motivos da existência do Brexit, foi isso, o dinheiro do povo inglês alimentar um bocado de comunistas, e vocês pensam que foi o quê? Vejam o exemplo atualíssimo de Trump, entrando em choque comercial com a China e com a Rússia! Aí todos entenderam! Quando ele voltou a espada econômica contra a “UE”, todos disseram “vixe!” Ora! Na “EU” a maioria dos governos atuais são socialistas, o socialismo é um protocomunismo! Ele sempre antecede aos regimes ditatoriais comunistas, trocando em miúdos é um preparativo para implantar o comunismo, um “engambelamento”, um eufemismo pode-se dizer. O Iran está seguindo o mesmo caminho! Ora! Se ninguém aprende é por burrice! Nunca vi alguém “não aprender” por sabedoria! Minha visão atual do panorama mundial é esta.

      Voltemos ao motivo da derrocada brasileira:
16* Aqui no Brasil, de forma disfarçada os bacanais rondam o Congresso Nacional, principalmente no ar! A nossa Câmara. Vez por outra, a imprensa deixa transparecer pequenos rumores de tais bacanais, claro que não são públicos como na Roma antiga. Quando nossos dirigentes participam de tais bacanais, perdem o respeito uns pelos outros, se eles não se respeitam como podem respeitar a causa e a “res” pública? Eis aí, um dos muitos e variados motivos da decadência dos políticos brasileiros.

17* Dentro do lar as mulheres sempre possuirão ascendência sobre os maridos na educação dos filhos... Portanto, cabe a elas escolherem o que deve ser ensinado aos seus filhos, notadamente na escolha do que seus filhos menores assistem na TV. Ora! Se os pais não veem tais espetáculos, os filhos menores também não...  Assim, vocês como mães possuem a única arma para nos salvar destas estultícias, que é o amor por seus filhos e filhas! Vamos lutar contra a ganância, a usura, a burrice e a falta de senso dos donos destas porcarias de TVs. Esta arma é o BOICOTE puro e simples de todas as novelas, de preferência de todas as TVs. Em pouco tempo se resolve o problema.

18* Nos horários das novelas simplesmente desliguem as TVs. Obriguem seus maridos e não verem novelas também, se eles insistirem, então, façam (aquela) greve. Pois, é a greve mais poderosa do planeta! Ouçam música, leiam, façam um bolo, contem histórias para seus filhos menores, costurem, bordem, telefonem para suas amigas explicando e pedindo apoio, escrevam poesias, preguem aquele botão que soltou da camisa, do maridão, escrevam para os parentes distantes, visitem suas parentas e amigas com toda a família, assim, as amigas e parentas não veem também as novelas naqueles horários, façam um complô contra as novelas, lembrem-se de que a união faz a força. Comentem o assunto com todas as pessoas de sua intimidade.

A MULHER POSSUI A FORÇA MAIS PODEROSA EXISTENTE NO PLANETA, PORTANTO, ESTA FORÇA SEMPRE PREVALECERÁ CONTRA TODOS E CONTRA TUDO:
19* Salvem o futuro de vossos filhos, em particular, e dos filhos de todos os brasileiros no geral.
Este ensaio é como a gota d’água do solitário passarinho, combatendo o imenso incêndio na floresta.
Dulcíssimas Senhoras (...) estas palavras são dirigidas a todas as mães de família de nossa amada cidade de Vitória da Conquista-Bahia, e de todo nosso amado Brasil.

Edimilson Santos Silva Movér
Vitória da Conquista-Bahia, 31 de julho de 2017
Revisado em 06 de agosto de 2018

Existe umas matérias na internet negando a autenticidade ou propriedade dessa crônica ser do Luiz Fernando Veríssimo, um link no fim da crônica tirará qualquer dúvida, por isso e somente por isso, resolvi transcrever ipsis litteris a crônica do Luiz F. Veríssimo. No final do texto do Veríssimo segue o link..





               CRÔNICA DE LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO SOBRE O “BBB”

    Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...

    A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

    Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo.

    Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis?, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 11 é a realidade em busca do IBOPE.

    Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 11. Ele prometeu um zoológico humano divertido? Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

    Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais do zoológico?: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa!, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

    Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

    Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis.

    Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados.

    Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

    Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

    Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

    Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

    O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

    E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

    Veja o que está por de traz do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a
Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

    Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!).

    Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

    Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar..., ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós..., pescar..., brincar com as crianças..., namorar... ou simplesmente dormir.

    Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

    Luiz Fernando Veríssimo


Para ler o original:


0 comentários:

Postar um comentário